A Neuralink, empresa de Elon Musk, foi autorizada pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês) dos Estados Unidos a testar implantes no cérebro de seres humanos. O anúncio foi feito na última quinta-feira (25/5).
No Twitter, o perfil oficial da startup compartilhou que "este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas."
- Em 'Saturday Night Live', Elon Musk diz que tem síndrome de Asperger
- Por que Elon Musk saiu em defesa de cartunista acusado de racismo
Na mesma publicação, a Neuralink informou que ainda não estão realizando o recrutamento para o ensaio clínico. A empresa pretende fazer com que estes implantes sejam seguros e confiáveis para serem usados em cirurgias eletivas (não emergenciais), e que os interessados usem o aparelho para dotar o cérebro de uma capacidade de computação.
We are excited to share that we have received the FDA’s approval to launch our first-in-human clinical study!
— Neuralink (@neuralink) May 25, 2023
This is the result of incredible work by the Neuralink team in close collaboration with the FDA and represents an important first step that will one day allow our…
Em um discurso feito durante uma conferência anual da empresa, em 2020, Musk disse que acredita que o procedimento deve permitir que a humanidade chegue a uma "simbiose com a IA (inteligência artificial)".
Em março deste ano, o empresário fundou uma nova empresa dedicada à inteligência artificial. No fim de novembro passado, Musk fez a seguinte publicação nas redes sociais: "Agora estamos confiantes em que o dispositivo da Neuralink está pronto para os seres humanos. O calendário depende do processo de aprovação da FDA".
Até o momento, os chips, que possuem o tamanho de uma moeda, foram implantados em crânios de animais. Após o procedimento, vários primatas conseguiram "jogar" jogos eletrônicos e "digitar" palavras em uma tela apenas seguindo o movimento do cursos, segundo as apresentações da Neuralink.
*Com informações da Agência France-Presse
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Disfunção respiratória: quando a falta de ar torna-se sinônimo de ansiedade
- Ciência e Saúde Mais de 60% das pessoas com doenças da tireoide desconhecem o problema
- Ciência e Saúde Idosos são mais propensos a desenvolver hipertensão
- Ciência e Saúde 'Apertei botão de alarme e esvaziei aeroporto': como é viver com transtorno bipolar
- Ciência e Saúde James Webb detecta vapor de água em lua de Saturno que pode ter vida
- Ciência e Saúde Inseto com corpo de borboleta e cabeça de jacaré é filmado na Amazônia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.