ATIVIDADE CEREBRAL

Estudo investiga as atividades cerebrais em pacientes antes da morte

Os cientistas apontaram que a pesquisa "abre portas" para que possam ser estabelecidas novas investigações sobre a consciência

Correio Braziliense
postado em 19/05/2023 21:22
No estudo, é destacado que os dados demonstram que o cérebro ainda
No estudo, é destacado que os dados demonstram que o cérebro ainda "pode estar vivo" após uma parada cardíaca, - (crédito: jcomp/Freepik)

Um estudo publicado na revista Proceedings of the national academy of science no início do mês de maio, e liderado por Jimo Borjigin e uma equipe de pesquisadores do centro médico Michigan medicine, nos Estados Unidos, analisou os eletroencefalogramas (EEG) — exame capaz de fazer a análise de uma atividade elétrica, que faz a captação das ondas eletromagnéticas — de quatro pacientes (em coma) enquanto eles estavam "morrendo" após sofrer parada cardíaca.

É possível ler o estudo na íntegra neste link.

Dois dos quatro pacientes exibiram uma onda rápida e acentuada de poder gama — associada ao uso da consciência ou à rapidez da atividade cerebral — juntamente com um surto de atividade chamada de "onda gama", que é considerada uma atividade mais rápida e associada à consciência.

Os dois outros pacientes apresentaram surtos de conectividade funcional, onde tiveram essa irregularidade identificada na mesma região do cérebro, chamada de zona quente, junção dos lobos temporal, parietal e occipital posterior do cérebro — área em que também está associada a sonhos e alucinações visuais. 

No estudo, é destacado que os dados demonstram que o cérebro ainda "pode estar vivo" após uma parada cardíaca, então sugerem que exista a necessidade de poder reavaliar o papel do órgão em casos extremos. 

"Não podemos fazer correlações das assinaturas neurais de consciência observadas com uma experiência correspondente nos mesmos pacientes neste estudo. No entanto, as descobertas observadas são definitivamente empolgantes e fornecem uma nova estrutura para nossa compreensão da consciência encoberta em humanos moribundos," relata a professora Nusha Mihaylova.

A pesquisa "abre portas" para que possam ser estabelecidas novas investigações sobre a consciência durante a parada cardíaca, sendo modelos para que sejam explorados a consciência humana. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação