No outono as temperaturas ficam mais amenas deixando a umidade mais baixa, fazendo com que as pessoas fiquem um pouco mais doentes e principalmente doenças respiratórias como rinite, sinusite e asma. Mantendo a casa mais limpa ajuda muito, pois reduz a poeira e os ácaros , fazendo com que as alergias não sejam atacadas.
O GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços do Brasil, selecionou algumas dicas simples e práticas Correio Braziliense para entender essa diferença. Confira:
1. Menos espanador e mais paninho
A melhor maneira de retirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. Ao contrário do espanador, que apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente retirar a sujeira dos espaços.
2. Lave bichos de pelúcia e cortinas
Todos estes objetos acumulam muita poeira, por isso é importante mantê-los sempre higienizados. Panos úmidos são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Cortinas de tecido e pelúcias devem ser lavados a mão, preferencialmente. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para fazer isso.
3. Limpe o sofá
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular poeira, é recomendado limpá-lo a seco, utilizando um aspirador de pó. Tenha atenção especial aos “cantinhos”, famosos por acumular sujeira.
4. Higienize os tapetes
Tapetes também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície do objeto (utilize uma peneira para fazer isso) e o deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com um aspirador.
5. Cuidado com os vidros
Vidros também podem acumular poeira. Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.
6. Atenção aos cobertores e edredons
As noites de outono costumam ser mais frias, portanto perfeitas para dormir com um cobertor, uma manta ou um edredom. Antes de utilizá-los, no entanto, é importante lavá-los e deixá-los secar bem para ter certeza de que não transportem ácaros para a cama.
7. Menos vassoura, mais aspirador
Varrer a casa é bom, mas pode suspender a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó ou panos úmidos para fazer a higienização. Caso tenha de utilizar a vassoura, a envolva com um pano úmido de modo a fazer a limpeza com mais eficácia.
8. Armários também entram na lista também
Limpe o móvel com uma solução de água e vinagre (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe agir por duas horas. Na sequência, passe um pano com água e deixe secar naturalmente.
9.Utilize produtos de limpeza com moderação
Os produtos de limpeza convencionais costumam ter odores fortes que, por consequência, podem instigar as alergias. Escolha os que apresentam cheiros mais suaves.
10.Deixe a luz entrar
Tente manter as portas e janelas de casa abertas, sempre que possível. Aproveite os períodos da manhã e meio da tarde para deixar o sol entrar e arejar todos os espaços. Ele também é um excelente aliado na limpeza doméstica.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Sedentarismo pode ter mais impacto na obesidade do que má alimentação
- Ciência e Saúde Dispositivo consegue traduzir pensamentos em linguagem compreensível
- Ciência e Saúde Anel vaginal com tecnologia 3D é desenvolvido por pesquisadoras mineiras
- Ciência e Saúde Pólio e sarampo: como imunização em escolas pode ajudar a reverter queda da cobertura vacinal
- Ciência e Saúde COVID: o que se sabe sobre a nova subvariante Arcturus? Já está no Brasil
- Ciência e Saúde Bichos-preguiça na Costa Rica abrem caminho para os antibióticos do futuro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.