O Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, vai lançar às 20h24 (horário de Brasília) o maior satélite de comunicações do mundo. Intitulado Viasat - 3 Américas o envio da estrutura ao espaço será feito pelo foguete Falcon Heavy, de propriedade da empresa do bilionário Elon Musk, Space-X.
O equipamento espacial terá o objetivo de oferecer sinal internet de banda larga para o Brasil e a todo o continente americano. Segundo a publicação na conta oficial do Twitter do Viasat - 3, o lançamento do satélite pode ser acompanhado, ao vivo, pelo site da Space-X.
O Viasat - 3 Américas tem cerca de seis toneladas e 45 metros de envergadura — o equivalente a uma fileira de 10 carros populares. Além disso, o equipamento terá 16 painéis solares, sendo que oito ficarão em cada extremidade.
O custo estimado para o lançamento do satélite é de US$ 97 milhões.
O satélite é o primeiro de três da rede Viasat - 3, com ultracapacidade. Segundo informações do site de tecnologia Olhar Digital, ainda neste ano, haverá o lançamento de outra estrutura ao espaço para para servir os continentes europeu, africano, asiático e o Oriente Médio e África.
Além disso, o Viasat - 3 deve enviar um terceiro satélite, em 2024, para fornecer banda larga à região da Ásia-Pacífico.
- Foguete Starship explode após lançamento considerado bem-sucedido; veja
- Ministério das Comunicações anuncia que levará internet a Território Yanomami
Viasat - 3 rivaliza com Starlink, de Musk
Embora o satélite Viasat - 3 seja enviado ao espaço pelo foguete da Space-X Falcon Heavy, a estrutura será concorrente do equipamento Starlink, do empresário Elon Musk. Uma das principais diferenças entre as estruturas diz respeito aos satélites geoestacionários.
Enquanto na Viasat - 3 esses aparelhos tem uma maior abrangência, chegando a 35 mil km de altitude, a Starlink tem pequenos satélites, que exploram a terra, a cerca de 500km.
Viasat - 3 no Brasil
Por meio de uma parceria entre estatal de telecomunicações Telebrás e a Viasat - 3, a empresa opera 58% da capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Terrestres (SGDC) do Brasil. O objetivo dessa negociação — firmada no ano de 2018 — é oferecer serviços de banda larga em todo o país, para residências e empresas.
No âmbito privado, a Viasat - 3 é a responsável por oferecer o serviço de wi-fi a bordo nos aviões da companhia aérea Azul, por exemplo. Já com o poder público, a empresa, por meio de uma parceria com o Ministério da Comunicações, comanda programas de inclusão digital pelo país, fornecendo conexão gratuita à internet.
Um dos programas é o Wi-Fi Brasil/GESAC (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) do governo federal. Atualmente, segundo a empresa, há mais de 20 mil localidades conectadas por meio nesta iniciativa.