Uma foto de um peixe com cara de macaco causou burburinho nas redes sociais na última semana. Publicada em 17 de abril, no Twitter, o registro mostra um suposto pescador segurando a espécie gigante que foi identificada como "peixe-gorila". No entanto, após o alvoroço, alguns internautas começaram a perceber que, na verdade, a imagem trata-se de uma montagem.
Não existe registro de nenhum animal com as características do que aparece na foto. Apesar do peixe, na fotografia, parecer ser real, se analisada a imagem ao todo é possível perceber que se trata de uma montagem. Pelo tamanho do bicho, a forma como o homem segura ele deveria ser diferente, de maneira que transparecesse mais esforço.
A foto foi publicada pelo perfil @rahsh33m e acumula mais de 9,5 milhões de visualizações. Três dias depois da postagem original, um perfil no Instagram identificado como The Real Tarzan - O Real Tarzan em português - compartilhou a mesma imagem com uma legenda irônica, com supostos dados sobre a espécie.
O influenciador, que tem mais de seis milhões de seguidores, escreveu que o peixe estava comendo baleias bebês e, por isso, tinha crescido até seu tamanho máximo. “Eles põem 34 ovos em terra e durante a época de acasalamento ficam vermelhos brilhantes para atrair fêmeas. Eles viajam em grupo apenas em setembro quando o El Niño está à velocidade máxima. Podem viver até 13 anos, mas se forem circuncidados podem viver até 48”, detalhou o homem, que trabalha em um zoológico nos Estados Unidos.
Nos comentários os seguidores do Real Tarzan entraram na brincadeira e continuaram a escrever supostas informações sobre o peixe. “O peixe gorila pode funcionar de forma eficiente tanto no mar como na terra. Dos 34 ovos colocados em terra, quase metade nascem com barbatanas e braços”, brincou outro usuário do Instagram.
No Brasil a imagem também viralizou. Veja a repercussão: