O Starship, foguete da SpaceX considerado o mais poderoso já construído até hoje, explodiu após o lançamento teste nesta quinta-feira (20/4), minutos depois da decolagem.
A decolagem foi transmitida ao vivo. Nas imagens é possível ver o foguete subindo da torre de lançamento rumo à atmosfera terrestre. No entanto, a nave explodiu antes de alcançar a órbita da Terra.
Apesar da explosão, a SpaceX considerou a decolagem um sucesso. "Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária. As equipes continuarão revisando os dados e trabalhando em nosso próximo teste de voo", pontuou a empresa no Twitter.
Segundo a SpaceX, a Starship poderá, futuramente, transportar até 100 pessoas em voos interplanetários e ajudar a criar uma base na lua.
"Starship é um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além. Com um teste como este, o sucesso é medido pelo quanto podemos aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento da Starship", afirma a empresa.
Assista ao lançamento: