A Starship, foguete da SpaceX considerado o mais poderoso já construído até hoje, fará mais uma tentativa de lançamento nesta quinta-feira (20/4), às 9h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo.
O lançamento estava inicialmente previsto para a manhã de segunda-feira (17/4), mas precisou ser adiado porque, segundo a SpaceX, a nave apresentou um problema de pressurização no propulsor.
Embora neste primeiro lançamento a Starship não levará tripulação, a SpaceX garante que a nave poderá, futuramente, transportar até 100 pessoas em voos interplanetários e ajudar a criar uma base na lua.
"Starship é um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além. Com um teste como este, o sucesso é medido pelo quanto podemos aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento da Starship", afirma a empresa.
Confira as etapas detalhadas de lançamento:
0min55: foguete atinge o pico de estresse mecânico, conhecido como 'Max Q'
2min52: os dois estágios (foguete e nave) se separam e, então, o foguete começa o procedimento para terminar o voo na água;
2min57: o motor da Starship é acionado;
9min20: o motor da Starship é desligado e nave segue na órbita terrestre;
1h17min21: depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita terrestre e começa a voltar para a atmosfera;
1h30: Starship encerra voo.
Acompanhe ao vivo o lançamento da Starship: