Jornal Correio Braziliense

Exploração Espacial

Conheça os quatro tripulantes de missão que vai simular a vida em Marte

A Nasa selecionou ao todo quatro tripulantes e dois reservas que simularão os desafios de uma missão humana a Marte por um ano

A Agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (17/4) as quatro pessoas escolhidas para participar de uma missão análoga as condições de Marte por um ano. Outras duas pessoas também foram escolhidas como "reservas".

Essa missão, marcada para começar em junho de 2023, será a primeira de três testes de simulação da superfície de Marte que serão realizados. Os testes visam simular os desafios que podem ser encontrados como limitações de recursos, falha de equipamento, atrasos na comunicação e situações ambientais.

"A simulação nos permitirá coletar dados cognitivos e de desempenho físico para nos dar mais informações sobre os impactos potenciais de missões de longa duração a Marte na saúde e no desempenho da tripulação", garante Grace Douglas, investigadora principal da missão.

Conheça os seis selecionados pela Nasa:

NASA - Kelly Haston — Comandante
NASA - Ross Brockwell — Engenheiro de voo
NASA - Nathan Jones — Oficial médico
NASA - Alyssa Shannon — Oficial de ciências
NASA - Trevor Clark — Membro da equipe de apoio
NASA - Anca Selariu — Tripulante reserva

Kelly Haston

Kelly será a comandante da missão. Ela é bacharel em biologia integrativa e mestre em endocrinologia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e tem doutorado em ciências biomédicas pela Universidade da Califórnia, São Francisco, e na Universidade de Stanford.

Ela também é membro da ação Mohawk das Seis Nações do Grand River no Canadá e cientista pesquisadora com experiência na construção de modelos de doenças humanas. Ela liderou projetos inovadores baseados em células-tronco, derivando vários tipos de células para trabalhar em infertilidade, doenças hepáticas e neurodegeneração.

Ross Brockwell

Ross será o engenheiro de voo na missão. Ele é bacharel em engenharia civil pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia e mestre em aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. Além disso, possui certificações do US Green Building Council, do Instituto de Infraestrutura Sustentável e é um comissário de planejamento certificado.

Ele é um engenheiro estrutural e administrador de obras públicas e seu trabalho se concentra em infraestrutura, projeto de construção, operações e liderança organizacional.

Nathan Jones

Nathan será o médico da missão com certificado de medicina de emergência pelo conselho especializado em medicina pré-hospitalar e austera.

Bacharel em biologia molecular e celular pela Universidade de Illinois, ele também tem doutorado em medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Sul de Illinois e fez residência em medicina de emergência na Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois.

Alyssa Shannon

Alyssa é uma enfermeira de prática avançada e tem interesse na visualização de dados e no uso de dados precisos para melhorar os resultados dos pacientes.

Originalmente trabalhou como professora de crianças até que decidiu cursar enfermagem. Depois de trabalhar como enfermeira registrada em telemetria, ela obteve o título de mestre em ciências pela Universidade da Califórnia, São Francisco, como enfermeira clínica cardiovascular especialista com especialização em genética.

Trevor Clark

Trevor será o membro da equipe de apoio. bacharel em engenharia elétrica pela Academia da Força Aérea dos EUA e foi comissionado como oficial da Força Aérea após a formatura. Ele também tem um mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual da Califórnia e tem título de major, após se aposentar da Força Aérea.

Além disso, é o principal engenheiro sênior da indústria aeroespacial e de defesa e desenvolve algoritmos de aprendizado de máquina e redes neurais profundas para aprimorar os recursos avançados de sistemas de sensores com inteligência artificial.

Anca Selariu

Anca será da equipe reserva da missão. Microbiologista da Marinha dos EUA, ela tem como experiência a descoberta e fabricação de vacinas virais, transmissão de príons, desenvolvimento de terapia genética e gerenciamento de projetos de pesquisa de doenças infecciosas.

Ela tem bacharelado em filologia pela Universidade da Transilvânia, na Romênia, bioquímica pela Universidade de Montclair, nos UA, e doutorado em ciências biomédicas interdisciplinares pela Universidade Rutgers, também nos EUA. Além disso, completou uma bolsa de pós-doutorado no Centro de Pesquisa Prion, da Universidade Estadual do Colorado, nos EUA.