A internet é palco de diversas polêmicas quando o assunto é cuidados com a saúde. A mais recente envolve a caneta Ozempic, um medicamento utilizado para o tratamento da diabetes, que está sendo usado por famosos com a finalidade de perder peso.
Ana Laura Fontana, especialista em harmonização facial, explica que um dos efeitos colaterais do remédio é o emagrecimento e a perda de apetite, e alerta que o uso indevido e sem autorização do medicamento não é uma boa opção.
"Em alguns casos há recomendação, mas em pacientes que não tem necessidade de usar, a substância causa um emagrecimento brusco e muito rápido", explica. "Isso também ocorre com remédios que controlam a ansiedade e tiram a fome", complementa.
- Pincéis de maquiagem podem ser mais sujos do que uma privada, diz estudo
- A bebida de origem indígena banida na Colômbia
- Pesquisadores criam pílula contraceptiva com menos hormônio e mesma eficácia
Fontana também esclarece que a substância causa flacidez muito grande na pele, principalmente na face e no pescoço. "É onde temos menor quantidade de tecidos subcutâneos, causando um aspecto cadavérico."
Prevenir a flacidez é algo que várias mulheres buscam e, apesar de parecer difícil, a especialista diz que alguns cuidados fazem a diferença. "Cuidar da pele diariamente é importante, além de manter alimentação balanceada. Também é possível fazer algumas associações de bioestimuladores de colágeno como uma forma preventiva, já que eles agem aumentando a espessura dérmica, proporcionando uma pele mais elástica, firme e com menor grau de flacidez”.
Ana Laura lembra que caso haja o interesse em emagrecer, é importante fazer isso de forma saudável: “Sou a favor do emagrecimento desde que ele seja saudável e não te cause danos”, finaliza.