A Agência Espacial Europeia (ESA) adiou para amanhã (14/4) o lançamento da primeira missão europeia a Júpiter: o Jupiter Icy Moons Explorer, também conhecido como Juice. Em um tuíte, na manhã desta quinta-feira (13/4), a Esa informou que a decisão foi motivada pelo risco de raios. "Vejo vocês amanhã!", concluiu a agência espacial.
A Juice tem uma grande missão pela frente: fornecer informações detalhadas sobre o gigante gasoso e suas três luas geladas: Calisto, Europa e Ganimedes. A decolagem da nave será no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
Juice estará a bordo do foguete Ariane 5. A missão para chegar a Júpiter deve levar oito anos, um período que incluirá três sobrevoos da Terra (o último em 2029), um de Vênus e um do asteroide 223 Rosa. Em julho de 2031, ele passará primeiro por Ganimedes e, depois, entrará em órbita ao redor de Júpiter.
A espaçonave passará por duas vezes por Europa; 12 vezes por Ganimedes; e 21 vezes por Calisto 21 vezes. Calisto tem a superfície mais antiga do Sistema Solar e pode ter um oceano líquido.