Jornal Correio Braziliense

Cannabis

Consumo de maconha pode aumentar libido feminina, diz estudo

O estudo português mostra que o THC, principal componente psicoativo da maconha, aumenta a resposta sexual das mulheres quando influenciada pelos hormônios femininos

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em Portugal, publicaram um artigo no European Journal of Neuroscience, que aponta que o consumo de maconha pode aumentar a libido feminina.

O estudo, feito com ratos de laboratório, apontou que o THC, principal componente psicoativo da maconha, aumenta a "resposta sexual" das mulheres quando influenciado pelos hormônios femininos, como o estradiol e a progesterona.

Sandra Sá, uma das pesquisadoras que integrou o estudo, explicou em comunicado oficial, que o THC atua sobre os neurotransmissores que regulam o desejo sexual e por isso os neurônios podem ser ativados. Ao mesmo tempo que passa a existir maior vontade por sexo, os mecanismos inibidores são minimizados na mulher.

"O que se verifica é que o THC aumenta a ativação dos mecanismos que desencadeiam a resposta sexual feminina, ao mesmo tempo que também aumenta a inibição dos mecanismos que deveriam 'terminar' esta resposta", afirma a pesquisadora.

Segundo Sandra, o estudo mostrou "como a desregulação do sistema endocanabinóide, causada pelo consumo de cannabis, interfere em circuitos neuronais e altera o comportamento sexual feminino".

Os ratos usados na pesquisa foram submetidos a uma baixa dose de cannabis de modo constante, com o intuito de simular o que seria considerado um "consumo recreativo" por humanos. O estudo foi publicado em fevereiro.