Pela primeira vez na história, cientistas japoneses anunciaram que irão produzir Urânio-241. Esse elemento possui meia-vida mais longa se comparado aos outros, o que possibilita o estudo das propriedades, abrindo caminho para a melhor compreensão de como os átomos ricos em nêutrons se comportam.
Os pesquisadores do estudo, publicado no Physical Review Letters (e que você pode ler na íntegra neste link), mediram as massas de 19 núcleos ricos em nêutrons e descobriram um novo isótopo de urânio no processo. Isótopos são átomos do mesmo elemento, mas com massas diferentes. "Essas medições testarão e refinarão os modelos nucleares existentes", pontua o site do periódico da pesquisa.
O pesquisador Toshitaka Niwase, junto com a equipe de estudo, disparou partículas de urânio-238 e platina-198 juntas, e produziram 19 isótopos diferentes de protactínio, urânio, neptúnio e plutônio. Dezoito deles eram familiares, mas os átomos do U-241 foram encontrados na mistura. Depois, os elementos foram classificados por peso.
O uso prático desse isótopo de urânio é improvável, mas os responsáveis pela pesquisa ressaltaram que a descoberta contribui para o desenvolvimento de estudos futuros. "Os pesquisadores dizem que o uso de reações de transferência multinucleon combinadas com espectrometria de massa de tempo de voo fornece uma nova maneira de sondar os limites da paisagem nuclear. Eles também sugerem que outras combinações de núcleos de feixe e alvo podem ser usadas para sintetizar e estudar núcleos que possuam até 154 nêutrons", diz a pesquisa.
Saiba Mais
- Política Combate da violência nas escolas precisa de todos entes federados, diz ministro
- Política "É exatamente idêntico", diz Moraes ao comparar ataques nas escolas com 8/1
- Política Lula diz que escolas não podem virar "prisão de segurança máxima"
- Política Lula recebe o presidente da Romênia no Itamaraty nesta terça
- Diversão e Arte Simone Mendes escala topo do Spotify Brasil com ‘Erro Gostoso’
- Diversão e Arte Jesy Nelson revela porque não fala mais com ex-colegas do Little Mix
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.