Não importa a estação do ano, os cuidados com a pele devem ser diários. A hidratação é um dos principais passos, tomar bastante água e, claro, usar os produtos adequados para o tipo de pele, usar protetor solar e não ter uma alimentação equilibrada, saudável. Mônica Symphoroso, nutricionista que atende pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, selecionou alguns alimentos que nutrem a pele. Confira:
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Os vírus de milhões de anos que podem ajudar no combate e prevenção ao câncer
- Ciência e Saúde O que muda no paladar quando comemos no escuro
- Ciência e Saúde O mistério do "genoma obscuro" que compõe 98% do nosso DNA
- Ciência e Saúde 82% das escovas de dente brasileiras podem trazer prejuízos à saúde bucal
1. Aveia e água
Ter uma saúde intestinal adequada é importante, pois caso contrário, o corpo todo é impactado, inclusive a cútis. “Se a pessoa não tiver um intestino que funcione diariamente, há uma absorção de toxinas que influenciam na pele e na saúde como um todo”, explica Mônica. Além disso, a profissional pontua que o bom funcionamento do órgão proporciona uma melhor absorção de nutrientes que consequentemente, farão bem à pele. A solução é adotar o consumo de fibras, presente na aveia, além de beber mais água.
2. Gelatina incolor
Além de matar a “vontade de comer doce”, a gelatina incolor é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme. O consumo da gelatina, somada a uma alimentação saudável, diminui os efeitos negativos dos raios solares e previne o aparecimento de rugas precoces.
3. Espinafre
Conhecido pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. No caso de acne, a vitamina A presente no vegetal diminui a produção de sebo facial, o que resulta na queda de inflamações. Por conta da vitamina K e de folato, o alimento melhora o aspecto da pele e minimiza manchas como contusões e olheiras. Para a nutricionista, o ideal é que o espinafre seja consumido cru para que os nutrientes não se percam no cozimento.
4. Cenoura
Para aqueles que não abrem mão de um bronzeado no verão, por exemplo, consumo de cenoura é recomendado. A recomendação é justificada pela concentração de betacaroteno presente na cenoura. Tal substância contribui para a produção de melanina e age como refletor de raios UVA e UVB, protegendo a pele.
5. Tomate
A substância antioxidante é a responsável pela coloração avermelhada da fruta e retarda o aparecimento de rugas e manchas, além de agir como protetor solar natural.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.