Exploração Espacial

SpaceX fará 1º teste de lançamento do foguete mais poderoso da história; veja

O Starship foi projetado com o intuito de enviar astronautas à lua e possivelmente para outros lugares no sistema solar

Camilla Germano
postado em 17/04/2023 10:09 / atualizado em 17/04/2023 10:42
 (crédito: Patrick T. Fallon / AFP)
(crédito: Patrick T. Fallon / AFP)

A fabricante de foguete SpaceX, propriedade de Elon Musk, fará nesta segunda-feira (17/4), uma tentativa de lançamento do Starship, conhecido como o foguete mais poderoso já construído e que foi projetado para enviar astronautas à Lua e para outros lugares no sistema solar.

O Starship tem uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta equipamentos e carga, e o propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros.

A expectativa é que o lançamento ocorra sem problemas uma vez que um teste de lançamento de todos os 33 motores Raptor no primeiro estágio do Starship, foi bem-sucedido em fevereiro. Entretanto, o foguete nunca voou em sua configuração completa.

Pelas redes sociais, Elon Musk se mostrou tranquilo sobre o lançamento e escreveu: "Talvez (tenha) sucesso mas a emoção é garantida"

Assista o lançamento ao vivo

É importante destacar também que a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) escolheu a cápsula Starship para transportar astronautas à Lua, durante a missão Artemis III, programada para decolar no final de 2025.

Todavia, a agência planeja levar astronautas à órbita lunar em novembro de 2024 usando seu próprio foguete espacial, o Space Launch System (SLS), que está em desenvolvimento há mais de uma década.

*Com informações da Agence France-Presse

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE