Um dia após o adiamento, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou, na manhã desta sexta-feira (14/4), a missão interplanetária Jupiter Icy Moons Explorer, mais conhecida como Juice, que estudará de perto Júpiter e as três grandes luas do planeta, Ganimedes, Calisto e Europa.
Centenas de astrônomos e membros da equipe da ESA acompanharam o lançamento, feito por volta das 9h15 (horário de Brasília) no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, por meio do foguete Ariane 5. Veja o momento do lançamento:
Por volta das 10h (horário de Brasília), a ESA confirmou a separação do explorador Juice do Ariane 5. Agora, o objeto começará a viagem de oito anos até Júpiter.
O lançamento da missão estava marcado para a manhã de quinta-feira (13/4), mas a ESA decidiu adiar o momento devido a um risco de raios detectado na checagem do clima. Juice deverá chegar à Júpiter em julho de 2031, oito anos após o lançamento.
Entre o gigante gasoso e as luas, o explorador é equipado com um conjunto de instrumentos de sensoriamento remoto e captação geofísica. De acordo com a ESA, o objetivo é descobrir detalhes nunca antes obtidos, como indícios de potenciais ambientes habitáveis no passado ou presente.
Saiba Mais
- Política Lula assina cerca de 20 acordos com a China em encontro com Xi Jinping
- Cidades DF Brasilienses podem esperar por mais chuvas nesta sexta (14/4)
- Cidades DF Mãe é presa acusada de mandar filhos assassinarem rival em Taguatinga
- Economia Após atingir recorde histórico em dezembro, setor de serviços cai 3,1% em janeiro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.