EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Missão Juice será lançada rumo a Júpiter nesta quinta; acompanhe aqui

A missão para chegar a Júpiter deve levar oito anos, um período que incluirá três sobrevoos da Terra (o último em 2029), um de Vênus e um do asteroide 223 Rosa

Roberto Fonseca
postado em 12/04/2023 16:22 / atualizado em 12/04/2023 16:36
Foguete Ariane 5 com Juice está pronto para lançamento na plataforma ELA-3 no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa -  (crédito: Divulgação/ESA)
Foguete Ariane 5 com Juice está pronto para lançamento na plataforma ELA-3 no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa - (crédito: Divulgação/ESA)

A Agência Espacial Europeia (ESA) lançará, nesta quinta-feira (13/4), a primeira missão europeia rumo a Júpiter. O Jupiter Icy Moons Explorer, também conhecido como Juice, tem uma grande missão pela frente: fornecer informações detalhadas sobre o gigante gasoso e suas três luas geladas: Calisto, Europa e Ganimedes.

A decolagem da nave deve ocorrer nesta quinta, no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, por volta das 9h15 de Brasília. Juice estará a bordo do foguete Ariane 5. A missão para chegar a Júpiter deve levar oito anos, um período que incluirá três sobrevoos da Terra (o último em 2029), um de Vênus e um do asteroide 223 Rosa. Em julho de 2031, ele passará primeiro por Ganimedes e, depois, entrará em órbita ao redor de Júpiter.

A espaçonave passará por duas vezes por Europa; 12 vezes por Ganimedes; e 21 vezes por Calisto 21 vezes. Calisto tem a superfície mais antiga do Sistema Solar e pode ter um oceano líquido. 

"Temos dois grandes tópicos para a missão Juice. A primeira é estudar o que chamamos de lugares habitáveis. Temos lugares ao redor de um planeta como Júpiter onde podemos ter condições habitáveis ou interessantes para a vida? Temos boas evidências de que há muito líquido sob as superfícies de algumas dessas luas geladas", disse Olivier Witasse, cientista planetário que trabalha nos aspectos científicos da missão, ao portal IFLScience.

"O segundo tópico é Júpiter", continuou ele. "É um planeta muito interessante, um sistema solar miniaturizado com muitas luas, anéis de poeira e um enorme campo magnético que gira muito rapidamente. Gostaríamos de entender o sistema como um todo. E talvez ter uma espécie de modelo para exoplanetas e sistemas extrasolares."

Acompanhe o lançamento da missão



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE