SISTEMA DIGESTIVO

Pelas fezes das pessoas, ferramenta pode ajudar na analise do intestino

O Pool-Torial é uma criação da Guts UK e tem como objetivo analisar as fezes das pessoas para apontar possíveis problemas de intestino

Maria Eduarda Maia*
postado em 04/04/2023 17:53 / atualizado em 04/04/2023 17:53
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Guts UK é uma instituição do Reino Unido que financia — desde 1971 — pesquisas médicas dedicada ao sistema digestivo, intestino, fígado e pâncreas. A ideia é ajudar as pessoas a entenderem os movimentos intestinais através de informações de especialistas e indicação hora certa para procurar ajuda. A mais nova ferramenta da instituição é o Pool-Torial, que ajuda na analise de movimentos intestinais pelas fezes.

Teste a ferramenta na prática neste link.

O funcionamento é simples, e presta informações e alertas das fezes das pessoas baseada na cor, na consistência dos dejetos e na frequência de ir ao banheiro.

Além da analise técnica, a ferramenta tem como objetivo tornar o assunto bem-humorado e quebrar tabus, fazendo com que seja uma conversa mais confortável e menos constrangedora — pois as fezes são uma indicação de como está a saúde da população. A partir das informações, os cientistas acreditam ser possível atenuar a dor das pessoas que são afetadas por doenças digestivas — com diagnósticos precoces, possíveis tratamentos e até cura.

Mesmo com o uso da ferramenta, os cientistas apontam para necessidade de sempre buscar ajuda médica em caso de dúvidas — independente de novas tecnologias que ajudem no entendimento do corpo humano, como o Pool-Torial.

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE