Crianças nascidas de mães que tiveram covid-19 durante a gravidez podem ter maior probabilidade de desenvolver obesidade, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, da Sociedade Endócrina, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, pode-se esperar que milhões de bebês serão expostos à infecção materna durante o desenvolvimento fetal nos próximos cinco anos.
“Nossas descobertas sugerem que as crianças expostas in utero à covid têm um padrão de crescimento alterado no início da vida que pode aumentar o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares ao longo do tempo”, disse Lindsay T. Fourman, do Hospital Geral de Massachusetts. “Ainda há muita pesquisa necessária para entender os efeitos da covid em mulheres grávidas e seus filhos”, completou.
Os pesquisadores estudaram cerca de 150 bebês nascidos de mães que tiveram a infecção pelo Sars-CoV-2 durante a gravidez e descobriram que essas crianças tinham menor peso ao nascer, seguido de maior ganho de peso no primeiro ano de vida, em comparação com cerca de 130 meninos e meninas cujas mães não tiveram a doença no pré-natal. Essas mudanças têm sido associadas a um risco aumentado de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
“Nossas descobertas enfatizam a importância do acompanhamento de longo prazo de crianças expostas in utero à infecção materna por covid, bem como a ampla implementação de estratégias de prevenção entre gestantes”, disse Andrea G. Edlow, do Hospital Geral de Massachusetts. “Estudos maiores com maior duração de acompanhamento são necessários para confirmar essas associações.”
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.