Combinação de regimes

Correio Braziliense
postado em 11/03/2023 06:00

Similares, as dietas Dash e mediterrânea consideram como base da alimentação os vegetais, o alto consumo de frutas, especialmente as vermelhas e antioxidantes, os azeites, as leguminosas e os cereais ricos em fibra, de acordo com Mariana Melendez, nutricionista da Clínica SIM — Saúde Integrada Multidisciplinar, em Brasília, e doutora em nutrição humana. Além disso, a dieta mediterrânea promove o consumo de gorduras do tipo insaturada, que são aquelas de origem vegetal, em detrimento das de origem animal.

Melendez explica que a dieta Mind foi criada como uma junção dessas duas dietas a partir do surgimento de estudos sinalizando a ocorrência de um declínio cognitivo mais lento. "A incidência reduzida de Alzheimer, Parkinson e outras doenças relacionadas à degeneração de neurônios foi associada, em alguns estudos, a pessoas que praticavam esse tipo de alimentação", diz. "A gente sabe hoje que os antioxidantes que vêm dessas frutas e vegetais protegem os neurônios de morrerem mais rapidamente. Então, a Mind consegue retardar o desenvolvimento de doenças que têm esse caráter degenerativo."

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE