O Artemis II, sequência do teste de voo não tripulado ao redor da Lua em 2022 e considerado bem sucedido pela Nasa (o Artemis I), está progredindo rapidamente. De acordo com o IFLSciense, reconhecido site de comunicação científica com base no Reino Unido, a agência espacial americana vai lançar o novo teste, que será o primeiro voo tripulado por humanos do Sistema de Lançamento Espacial e da espaçonave Orion ao redor da Lua, já em novembro de 2024. Serão quatro astronautas habilitados à façanha pioneira.
Para a Nasa, o Artemis I provou que seu foguete espacial profundo, a espaçonave e os sistemas terrestres necessários para o lançamento e a recuperação estão prontos para levar os astronautas em missões à Lua. “Estamos aprendendo o máximo possível com o Artemis I para garantir que entendemos completamente todos os aspectos de nossos sistemas", disse Jim Free, administrador associado da Nasa para o Diretório de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração. “A tripulação de voo segura é nossa principal prioridade para o Artemis II.”
Não foi 100%
O teste passado, porém, não foi impecável. Apesar de o foguete ter voado conforme projetado e da Nasa fazer questão de afirmar que todos os seus sistemas superaram em muitos casos as expectativas de desempenho, houve desgastes.
O lançador móvel, por exemplo, sofreu danos devido aos 8,8 milhões de libras de empuxo gerados na decolagem. Os danos incluem corrosão em linhas de abastecimento, soldas destacadas em tubos, cerca de 60 painéis quebrados e gabinetes com destruição de vários elevadores e escudos de explosão.
Houve ainda variações na aparência do escudo térmico de Orion, que ajuda a proteger a cápsula do calor extremo, que se desgastou de maneira diferente do previsto; além da abertura constante de limitadores de corrente durante o voo de forma constante e sem comando.
- Nasa descobre asteroide e alerta para risco de atingir a Terra em 2046
- Veículo espacial captura imagem nítida dos raios solares de Marte
- Buraco negro no centro da Via Láctea atrai objeto misterioso, diz estudo
Ainda assim, estreia aprovada
Mas os sucessos do voo não tripulado da Nasa superam as falhas registradas. A Orion completou mais de 161 objetivos de teste, sendo 20 deles adicionados durante o voo. Houve ainda geração de 20% a mais de energia, e usada 25% menos que o previsto.
A Nasa reforçou também que, ao retornar ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, todos os componentes aviônicos do Artemis I foram removidos, reformados e integrados ao módulo de tripulação do Artemis II.
As equipes esperam transportar o lançador móvel para a plataforma de lançamento 39B já no verão americano (começo no final de junho) para testes, incluindo a avaliação da capacidade de saída de emergência necessária para o Artemis II.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Remanescentes de supernova registrada há 1800 anos são captados, veja
- Ciência e Saúde Buraco negro no centro da Via Láctea atrai objeto misterioso, diz estudo
- Ciência e Saúde Nasa nomeia montanha da Lua em homenagem à matemática negra Melba Mouton
- Ciência e Saúde Eunice Foote: a feminista do século 19 que descobriu as primeiras evidências do efeito estufa e foi esquecida
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Brasil Homem que matou pai de criança autista por barulho de buzina é preso
- Brasil Policial Civil faz mulher e filho de reféns sob mira de revólver
- Brasil Mulher não deixa marido ligar som e quase morre com tiro de espingarda
- Ciência e Saúde Envelhecimento: as mulheres sofrem mais quedas do que os homens
- Ciência e Saúde Você tem disfagia? Conheça os sintomas e os riscos da condição
- Política Moraes determina soltura de 149 mulheres presas em atos golpistas
- Política Há uma "sub-representação feminina" no Congresso, diz Rosa Weber
- Política No Dia Internacional da Mulher, Lula anuncia projeto de igualdade salarial
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.