Um papiro de 2 mil anos com um contracheque detalhado de um soldado romano foi descoberto perto do Mar Morto, em Israel, na quarta-feira (15/2). O objeto arqueológico, que já é considerado um março histórico israelense, é datado do ano 72 depois de Cristo.
Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel, o raro papiro faz parte de uma coleção de pelo menos 14 documentos de língua latina recuperados em diversos estados de preservação. O achado é um dos três únicos contracheques de soldados descobertos em todo o Império Romano.
- Arqueólogos recriam rosto de um dos primeiros habitantes do Brasil; veja
- Marca de mão misteriosa é descoberta em fosso milenar de Jerusalém
- Arqueologia: o mosaico milenar descoberto em Gaza por agricultor ao plantar árvore
Embora o papiro esteja parcialmente danificado, o artefato contém informações sobre a gestão do exército romano e o status do soldados, fornecendo um resumo detalhado do contracheque dos oficiais, o que inclui elementos como dedução para botas, túnica de linho e até forragem de cevada para o cavalo.
“Surpreendentemente, os detalhes indicam que as deduções quase excederam o salário do soldado. Embora este documento forneça apenas um vislumbre das despesas de um único soldado em um ano específico, é claro que, à luz da natureza e dos riscos do trabalho, os soldados não permaneceram no exército apenas pelo salário", explicou Oren Ableman, pesquisador da Unidade de Manuscrito do Mar Morto, no Instagram.
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!