Jornal Correio Braziliense

ESTÉTICA

Especialistas explicam riscos e dúvidas sobre preenchimentos nos lábios

O caso de uma norte-americana que ficou com "bico de pato" após realizar um procedimento deixou internautas apreensivos sobre a segurança da intervenção estética

Uma mulher norte-americana viralizou no TikTok após compartilhar imagens de um preenchimento realizado que a deixou com um grande inchaço nos lábios. A jovem, que se identifica apenas como Emma no perfil, conta que teve uma reação alérgica e se sentia com um "bico de pato".

Na publicação, que já supera 9 milhões de visualizações, Emma explica que fez o procedimento em uma clínica próxima da casa dela, e escolheu o local devido ao preço — cerca da metade do valor cobrado por um preenchimento labial em outros estabelecimentos. 

Algumas horas após realizar o procedimento, a mulher não conseguiu abrir a boca e os lábios começaram a se deformar. O resultado chocou vários usuários e levantou dúvida sobre a segurança do procedimento estético. 

Segundo a médica especialista em harmonização facial e oculoplástica Luiza Paulo Filho, o uso de preenchedor de ácido hialurônico nos lábios é comum, trata-se de um dos procedimentos estéticos mais buscados pelas mulheres. "Isso ocorre pela imagem de que os lábios carnudos e de contornos definidos conferem uma figura mais jovem, enquanto os lábios mais finos e desidratados são característicos de mulheres mais idosas", disse.

O procedimento costuma ser realizado em consultórios com anestesia intra-oral, que impede que os pacientes sintam dor ao longo da aplicação. "Nos casos em que a anestesia é feita por dentro da boca, a paciente fica com dificuldade na fala, mas é um efeito temporário", explica Luiza.

Após a realização do procedimento, o resultado pode levar a um pequeno inchaço em razão da manipulação da mucosa bucal nos primeiros dias, mas longe de ser algo parecido com o apresentado pela norte-americana no Tik Tok.

Reprodução/TikTok/@emmaxc - A jovem norte-americana teve uma reação alérgica e se sentia com um "bico de pato".
Reprodução/TikTok/@emmaxc - A jovem norte-americana teve uma reação alérgica e se sentia com um "bico de pato".

O cirurgião plástico Eduardo Teixeira, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP) e professor do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), confirma que não são raros os casos em que o preenchimento nos lábios causam edemas, mas não em um nível tão extremo como o exibido pela usuária do Tik Tok. "O edema da paciente foi além do normal, mas regrediu normalmente dentro do prazo esperado. Não sabemos qual foi a quantidade do produto, existem ácidos hialurônicos de laboratórios com densidades diferentes e valores mais baixos. Um produto de qualidade inferior pode explicar o "bico de pato". Além disso, parece que houve um componente alérgico, que não é comum, mas pode acontecer com o ácido", relata o cirurgião plástico.

Mesmo sendo um evento raro, a alergia ao ácido hialurônico é um fator que o profissional responsável pela aplicação deve estar atento, explica a médica Luiza Paulo Filho. "Além do uso de medicamentos antialérgicos, faz-se necessária a remoção do produto através do antídoto, chamado hialuronidase", conta Luiza.


E para quem quer diminuir os lábios?

O cirurgião plástico Flávio Carvalho explica que também é possível diminuir os lábios, mas que a quantidade de pessoas que buscam esse procedimento é bem menor do que as aplicações para aumentar. "A redução de lábio, quando indicada por um profissional, é mais cara por se tratar de uma cirurgia realizada em hospital, com anestesista e uma equipe de cirurgia. O preço do aumento do lábio varia de 2 a 3 mil reais e dura por volta de 1 ano a 1,5 ano. Já a redução é mais cara, e pode variar de 25 a 40 mil", explica. 

Para realizar procedimentos estéticos é indicado procurar um profissional de confiança, que utilize os produtos de recomendação para a harmonização facial ou procedimentos estéticos para evitar resultados inesperados e o cuidado com a saúde.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!