Sete hábitos saudáveis podem desempenhar um papel na redução do risco de demência, segundo um estudo preliminar divulgado ontem e que será apresentado na íntegra na 75ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Boston. Os fatores são: ser ativo, comer melhor, manter um peso saudável, não fumar, manter uma pressão arterial segura, controlar o colesterol e ter baixo nível de açúcar no sangue.
"Como agora sabemos que a demência pode começar no cérebro décadas antes do diagnóstico, é importante aprendermos mais sobre como seus hábitos na meia-idade podem afetar o risco de demência na velhice", disse Pamela Rist, pesquisadora do Brigham and Women's Hospital em Boston e membro da Academia Americana de Neurologia. "A boa notícia é que fazer escolhas de estilo de vida saudáveis na meia-idade pode levar a uma diminuição do risco de demência mais tarde na vida."
O estudo envolveu 13.720 participantes do sexo feminino com idade média de 54 anos no início. Após duas décadas de acompanhamento, os pesquisadores analisaram os dados do Medicare (o sistema de seguro de saúde norte-americano) para identificar aquelas que haviam sido diagnosticadas com demência. Do total, 1.771 (13%) desenvolveram o problema.
Para cada um dos sete fatores de saúde, as participantes receberam uma pontuação de 0 (ruim) a 7 (a melhor possível). O escore médio foi de 4,3 no início do estudo e 4,2 uma década depois. Depois de ajustar fatores como idade e nível de educação formal, os pesquisadores descobriram que, para cada um ponto de aumento, o risco individual de demência diminuía 6%. "Pode ser empoderador para as pessoas saber que, ao tomar medidas como se exercitar meia hora por dia ou manter a pressão arterial sob controle, elas podem reduzir o risco de demência", acrescentou Rist.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Hipersonia: dormir demais pode te deixar cansado? Entenda
- Ciência e Saúde Alcoolismo: saiba como abordar quem tem dependência de álcool
- Ciência e Saúde Por que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo
- Ciência e Saúde Caso Dedé Santana: médico comenta procedimentos estéticos na terceira idade
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.