Usar regularmente o protetor solar é importante durante todo o ano, entretanto, no verão, o produto se torna indispensável, pois a pele está mais exposta aos raios UV. Além disso, o uso do produto ajuda a prevenir doenças, como o câncer de pele, e também pode ser eficaz contra manchas, rugas, envelhecimento precoce e flacidez.
Gianna Zaffari Frey, médica pós-graduada em dermatologia, ressalta que o correto é usar filtro solar com o fator de proteção de, no mínimo, 30, ou conforme orientação médica. Além de aplicar diariamente, também é necessário reaplicar o produto de três em três horas, ou de duas em duas horas, no caso de transpiração excessiva ou banhos de mar e piscina.
Quanto a quantidade, a médica faz a seguinte orientação: "Para adultos, usamos a regra da colher de chá como medida para o protetor solar: uma colher para a face, pescoço e cabeça, e duas para o tronco anterior e posterior."
- Remédios para tratar hipertensão podem controlar comportamentos violentos
- Dieta gordurosa pode desregular o cérebro, mostra estudo
- Combinação entre câncer e diabetes torna doenças mais letais, mostra estudo
"Nos braços, o indicado é uma colher de chá para cada lado. Já para pernas e coxas, serão duas colheres para esquerda, e outras duas para a direita. Existe outra medida somente para o rosto: uma colher de café. Atualmente, sugere-se colocar o produto ao longo dos dedos indicador e médio, que também seria o suficiente para o rosto”, explica.
A especialista pontua que o protetor solar deve ser aplicado na pele 30 minutos antes da exposição ao sol, e ressalta que, caso não seja aplicada a quantidade necessária, o produto não fará efeito, deixando a pele exposta aos raios ultravioletas.
"Se for à praia, além do filtro solar, usar chapéus, roupas com proteção UV e ficar sob o guarda-sol também ajuda a proteger sua pele do sol. Procure saber com seu médico qual o protetor mais indicado para você, e curta o verão com saúde”, finaliza.
Notícias no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Quando e por que o cristianismo abandonou a circuncisão e o judaísmo, não?
- Ciência e Saúde Cientistas encontram planeta potencialmente habitável próximo da Terra
- Ciência e Saúde Neandertais caçavam mariscos há 90 mil anos, revela estudo
- Ciência e Saúde O que acontece quando 'crianças geniais' crescem
- Ciência e Saúde James Webb: astrônomos detectam 'por acaso' pequeno asteroide
- Ciência e Saúde 'Cérebro em chamas': a saga de mulher com doença rara por diagnóstico certo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.