Busca por evidências mais fortes

Correio Braziliense
postado em 04/02/2023 06:00

"Existe uma dificuldade em se mostrar uma relação de causa e efeito entre doenças bucais e doenças sistêmicas. Então, os cientistas procuraram analisar marcadores genéticos para poder ter mais confiança nesses resultados. Até então, a gente tem muitos estudos que mostram uma associação, só que uma associação não necessariamente envolve uma relação de causa e efeito, que é um dos grandes desafios da medicina periodontal. Essa área estuda a relação entre doenças ligadas à periodontite e as que acometem o restante do organismo. Assim, esses marcadores genéticos estão sendo usados para que a gente possa ter mais elementos que mostrem essa relação de causa e efeito."

Elisa Grillo Araújo, mestre e doutoranda em odontologia na Universidade de Brasília (UnB)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE