ASTRONOMIA

Astrônomos descobrem mais 12 luas de Júpiter e planeta ultrapassa Saturno

As quatro maiores luas de Júpiter são: Lo, Europa, Ganimedes e Calisto, sendo chamadas de satélites galileanos, porque foi Galileu Galilei quem as observou pela primeira vez, em 1610

Aline Gouveia
postado em 02/02/2023 15:14
 (crédito: Divulgação/Nasa)
(crédito: Divulgação/Nasa)

Astrônomos do Minor Planet Center (MPC), nos Estados Unidos, encontraram mais doze luas de Júpiter. Com isso, o maior planeta do sistema solar desbanca os 82 corpos celestes em órbita de Júpiter e chega ao marco de 92 satélites naturais. As quatro maiores luas de Júpiter são: Io, Europa, Ganimedes e Calisto, sendo chamadas de satélites galileanos, porque foi Galileu Galilei quem as observou pela primeira vez, em 1610.

Entretanto, embora Júpiter tenha superado o número de luas de Saturno, o gigante gasoso pode voltar ao posto de planeta com mais satélites naturais, pois o processo de rastreio e identificação desses corpos celestes é desafiador. "Se pudéssemos contar todas as luas medindo pelo menos 3 quilômetros de diâmetro, Saturno teria mais luas do que todo o resto do sistema solar”, disse o astrônomo Brett Gladman.

As luas de Júpiter recém-descobertas são pequenas e distantes, sendo necessário cerca de 340 dias para que esses corpos celestes orbitem o planeta. "Nove das 12 estão entre as 71 luas ultraperiféricas de Júpiter, cujas órbitas duram mais de 550 dias. Júpiter provavelmente capturou essas luas, como evidenciado por suas órbitas retrógradas , em direção oposta às luas internas", informou a revista norte-americana Sky & Telescope.

Observar e calcular as trajetórias de luas planetárias é mais complexo do que asteroides ou cometas, pois o caminho de um satélite natural depende tanto da gravidade de seu planeta quanto do sol. Além disso, é necessário bastante tempo de observação, já que é importante rastrear a lua em órbita completa para saber se ela realmente orbita o planeta - caminho que leva aproximadamente dois anos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE