Ao escavar um local chamado Nesscliffe Hill no verão passado, pesquisadores da Inglaterra encontraram uma figura incomum esculpida em um arenito vermelho. Tendo apelidado sua descoberta de Nessglyph, a equipe agora não conseguiu decifrar o glifo e está pedindo ao público sugestões sobre o que ele pode representar.
Constituído de um círculo oco e algumas linhas retas, a gravura parece ter sido criada usando algum tipo de instrumento de metal, embora os arqueólogos que descobriram a relíquia não tenham ideia de quem a fez ou por quê. Tudo o que se sabe atualmente é que Nesscliffe Hill já foi o local de uma colina da Idade do Ferro e mais tarde foi ocupada pelos romanos.
“A forma circular do copo e as linhas retas são indicativas de dois tipos diferentes de tecnologia, moagem e escultura”, explicou Paul Reilly, da Universidade de Southampton, em nota. Depois de retornar ao local para retomar as escavações iniciadas em 2019, Reilly e seu colega Gary Lock, da Universidade de Oxford, encontraram o glifo em uma vala que havia sido originalmente explorada na década de 1950 e posteriormente preenchida.
"Podemos especular que o Nessglyph é figurativo, com a marca da xícara sendo a cabeça", disse Reilly. "Tem dois chifres longos e dois chifres pequenos, uma linha central do corpo e dois braços, um para cima e outro para baixo, o de cima mostrando uma possível mão segurando um cachimbo ou uma arma."
No entanto, desde o lançamento de um apelo por sugestões, a equipe foi inundada com interpretações diferentes de pessoas de todo o mundo. Em entrevista à BBC, Reilly revelou que "as pessoas sugeriram que precisamos girar a pedra e ela pode representar uma mulher grávida, outras sugeriram que o personagem está segurando uma arma, outras, uma ferramenta de alguma descrição e até que pode ser um arqueiro."
"Também vale a pena notar que Nesscliffe está dentro do suposto território dos Cornovii, um nome que foi sugerido para se referir aos 'com chifres'. Existe a possibilidade de uma conexão com um culto à divindade com chifres no exército romano, conforme retratado em vários locais militares na Grã-Bretanha", disse ele.
Com o enigma ainda não resolvido, os arqueólogos encorajam qualquer pessoa com informações, conhecimento ou mesmo apenas um palpite sobre o que o Nessglyph pode representar a entrar em contato.
E aí, consegue desvendar este mistério? Você pode enviar seu palpite para Paul Reilly em p.reilly@soton.ac.uk ou Gary Lock em gary.lock@arch.ox.ac.uk.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!