Um espiral azul voador foi avistado no céu do Havaí, Estados Unidos, no dia último 18 de janeiro pelo Telescópio Subaru do Japão. As imagens impressionam porque visualmente é difícil entender o que pode ter causado o espiral.
Entretanto, alguns dias depois da imagem, o site Space.com informou que o espiral pode estar relacionado ao lançamento do Satélite de Posicionamento Global (GPS) ao espaço, pela Força Espacial dos EUA, da empresa Space X — de Elon Musk — na mesma data.
- Asteroide passará hoje mais perto da Terra do que a distância do Oiapoque ao Chuí
- Morador encontra possível peça de foguete de Elon Musk no Paraná
Em agosto de 2022, o mesmo fenômeno foi registrado no Havaí em lançamento do Foguete Falcon 9, que também pertence a Space X. O foguete carregava a espaçonave NROL-85, que faz parte da missão de lançamento do satélite - as informações sobre atividade e carga da espaçonave são confidenciais.
Vale lembrar que o foguete é reutilizável e que a parte superior do Falcon 9 — onde ficam o satélite ou capsula em órbita — queima ao reentrar na atmosfera. As espirais vistas no vídeo mostram esse momento de reentrada, antes do foguete cair no mar.
Veja a imagem do momento:
Conheça o Subaru
O Subaru é um telescópio infravermelho óptico de 8,2 metros no cume de Maunakea, Havaí, operado pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), Institutos Nacionais de Ciências Naturais.
O Telescópio conta com uma das maiores câmeras digitais do mundo, a Hyper Supreme-Cam tecnologia importante para criar mapas cósmicos que captura uma área nove vezes maior que a da lua cheia em 870 megapixels, segundo a Fapesp.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!