A Agência Espacial Estadunidense (Nasa) e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) anunciaram nessa terça-feira (24/1) que vão se unir para testar foguetes movidos a energia nuclear com o objetivo de facilitar o transporte de astronautas para Marte.
A ideia é que eles desenvolvam as tecnologias para que até 2027 sejam feitas demonstrações do projeto, que facilitariam o tempo de trânsito de foguetes — os deixando mais rápido — e reduzindo os riscos para astronautas.
- Brasileira da Nasa fala dos desafios da volta do homem à Lua
- Robô Perseverance da Nasa flagra "gato" na superfície de Marte; veja
- Humanos caminharão em região inexplorada da Lua em 2025, anuncia Nasa
"Com a ajuda dessa nova tecnologia, os astronautas poderão viajar para o espaço profundo mais rápido do que nunca – uma capacidade importante para se preparar para missões tripuladas a Marte”, explica Bill Nelson, administrador da Nasa.
Vale lembrar que os últimos testes de motor de foguete térmico nuclear conduzidos pelos EUA ocorreram há mais de 50 anos sob os projetos de Motor Nuclear para aplicações de Veículos de Foguete e Rover da Nasa.
"Recentes materiais aeroespaciais e avanços de engenharia estão permitindo uma nova era para a tecnologia nuclear espacial, e esta demonstração de voo será uma grande conquista para estabelecer uma capacidade de transporte espacial para uma economia Terra-Lua", pontuou Jim Reuter, administrador associado Space Technology Mission Directorate (STMD) da NASA.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!