Nome: Juice (Jupiter ICy moons Explorer)
Objetivo: A missão caracterizará as luas geladas oceânicas de Júpiter — Ganimedes, Europa e Calisto — como objetos planetários e possíveis habitats; explorará o ambiente complexo de Júpiter em profundidade e estudará o sistema de planetário como um modelo para gigantes gasosos em todo o Universo.
Pergunta-chave: A origem da vida é exclusiva da Terra ou poderia ocorrer em outro lugar do Sistema Solar — ou mesmo além?
Lançamento: Previsto para o espaçoporto da Europa em Kourou, Guiana Francesa, em um lançador Ariane 5, em algum momento de abril.
Jornada e órbita: Juice passará aproximadamente oito anos viajando para Júpiter, com chegada prevista para julho de 2031. Seis meses antes de entrar em órbita em torno de Júpiter, a espaçonave passará muitos meses orbitando o planeta, completando voos rasantes em Europa, Ganimedes e Calisto.
Instrumentos: Juice levará 10 instrumentos de última geração, incluindo o mais poderoso sensor remoto, geofísico e complemento de carga já enviado para o Sistema Solar externo.
Legado: A missão abrirá caminho para uma futura exploração extensiva dos diversos ambientes extremos no distante Sistema Solar externo.
Fonte: Agência Espacial
Europeia (ESA)