Logo Correio Braziliense

Jornal Correio Braziliense

Três perguntas para...

Tiago Ribeiro, oftalmopediatra do Visão Hospital de Olhos, em Brasília

Tiago Ribeiro, oftalmopediatra do Visão Hospital de Olhos, em Brasília
Arquivo pessoal - Tiago Ribeiro, oftalmopediatra do Visão Hospital de Olhos, em Brasília

O que é cegueira congênita?

Cegueira congênita é um termo que a gente usa para as diversas doenças que fazem com que a criança nasça cega. E existem diversas doenças: tem distrofias da retina, tem alterações no formato do olho, alterações causadas por doenças infecciosas, alterações causadas por tumores…

Como é detectada?

Se for uma alteração estrutural muito grande, já vai ser observada no teste do olhinho, principalmente no teste do olhinho ampliado. E algumas alterações estruturais de retina ou na forma do globo ocular podem ser percebidas no ultrassom morfológico. Dentro da barriga da mãe, já é possível avaliar os olhos e, dependendo da técnica com que é feito o ultrassom, pode-se avaliar estruturas dentro dos olhos, como o cristalino da criança. Existem alterações que não são passíveis de serem vistas nesse ultrassom gestacional. Agora, se forem alterações estruturais muito grandes, dá pra desconfiar.

Quais as formas de prevenção?

A cegueira congênita é um termo que se utiliza para diversas doenças, sendo que algumas, como as infectoparasitárias, podem ser prevenidas. A gestante tem que tomar cuidado com a alimentação, evitar alimentos mal cozidos, crus ou que ela não sabe a procedência ou que não foram bem higienizados. Não fazer o abuso de álcool e drogas, porque também podem estar relacionados a alterações morfológicas do olho, e fazer os segmentos do pré-natal. Algumas doenças podem ser detectadas durante esse acompanhamento e tratadas antes que afetem o feto.