Jornal Correio Braziliense

Matemática

Fórmula inédita pode calcular qualquer dígito dentro do número Pi

Como o Pi é um número irracional, é muito difícil identificar um número aleatório dentro dele

Nos estudos matemáticos, ainda na escola, alunos por todo mundo conhecem Pi, número irracional que tem sequência infinita de dígitos, tornando difícil encontrar algum dígito específico na sequência. Entretanto, uma nova fórmula matemática pode encontrar qualquer número dentro de Pi, uma descoberta inédita na área.

Pi é um número intrigante por que sua expansão decimal é interminável e totalmente aleatória. Muitos acreditam que qualquer sequência imaginável de números pode ser encontrada em algum lugar na expansão de Pi, mas mesmo identificando uma sequência de número na sequência, não garante saber qual é o número que aparece depois.

O matemático Simon Plouff criou uma fórmula para o servidor de pré-impressão ArXiv em janeiro de 2022 e que pode identificar qualquer número dentro de Pi.

No entanto, a fórmula depende da de estimativas para calcular os números de Euler e Bernoulli — sequências que podem ser demoradas e trabalhosas para calcular, e que crescem muito rápido, dificultando os ajustes em calculadoras quanto mais em uma manipulação para encontrar um número aleatório em Pi.

A fórmula é baseada em resultados conhecidos por séculos, segundo Plouff. “É possível porque esses números de Bernoulli estão muito próximos de Pi e das potências de Pi. A fórmula que os une… eu acho que deve remontar a Euler” revelou o matemático ao portal IFLScience.

Apesar da descoberta ser surpreendente no meio matemático, é improvável que existam aplicações práticas, uma vez que é difícil imaginar alguém precise saber, por exemplo o 120º número de Pi.

“As informações contidas em uma fórmula... contêm uma infinidade de informações. Alguém que pensa o suficiente sobre [isso] pode muito bem descobrir algo novo", apontou Plouff.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!