A Nasa — agência dos Estados Unidos responsável por programas de exploração espacial — encontrou uma raridade em Marte. O "astromóvel" Curiosity descobriu em uma de suas investigações da cratera Gale do planeta vermelho uma pedra preciosa encontrada somente em dois lugares no planeta Terra: a opala.
Apesar da descoberta não ser água propriamente dita, o mineral é composto por cerca de 20% de H2O. Quando a pedra preciosa é submetida ao calor e moída, ela pode liberar a água retida em seu interior e a presença dela em Marte é importante pois representa um avanço na possibilidade de investidas humanas no planeta.
Na Terra, a opala pode ser encontrada em apenas dois lugares: na Austrália e no Brasil. Em solo brasileiro o mineral está na cidade de Pedro II, no Piauí, a cerca de 200km de Teresina. De acordo com informações divulgadas pelo portal g1, no município nordestino somente 10% da opala foi explorada e, apesar de ser um baixo percentual, as dez minas em atividade que extraem a pedra já movimentaram milhões de reais.
A primeira pedra de opala descoberta no Brasil foi em 1969 e chamou atenção pela beleza colorida, que contém todas as tonalidades presentes no arco-íris. Desde então, garimpos se formaram na região para procurarem pela preciosidade.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!