Educar para o envelhecimento

Correio Braziliense
postado em 24/01/2023 06:00

» Atividade física melhora cognição

Reduzir em oito minutos o tempo de atividade física diária é o suficiente para diminuir os benefícios de exercícios moderados ou vigorosos para o cérebro. Um estudo publicado no Journal of Epidemiology & Community Health acompanhou 4.481 pessoas acima de 46 anos e monitorou os níveis de movimentação intencional durante a semana. Os pesquisadores avaliaram a memória e a função executiva dos participantes após a prática e durante períodos de sedentarismo. O desempenho nos testes foi proporcional ao tempo dedicado às atividades físicas, com ganhos percentuais expressivos. Por outro lado, ao tirar apenas alguns minutos de exercícios, os cientistas notaram uma queda cognitiva de até 2%. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE