ASTRONOMIA

Vênus e Saturno estarão mais próximos um do outro neste fim de semana

Conjunções planetárias ocorrem quando dois ou mais planetas aparentam estar mais próximos um do outro no céu, quando na verdade estão muito distantes

Correio Braziliense
postado em 19/01/2023 15:01
 (crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

Um dos principais eventos astronômicos de janeiro está quase chegando. No domingo (22/1), Vênus e Saturno entrarão em conjunção planetária e estarão mais próximos um do outro. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, cerca de uma hora após o pôr do sol - a depender de uma altitude mais elevada em uma área mais escura e céu aberto.

"Os planetas estarão posicionados a apenas um grau de distância – aproximadamente igual à largura de um dedo indicador com o braço esticado – permitindo que observadores com binóculos e até mesmo lunetas observem os dois simultaneamente. Vênus estará com o brilho extremamente forte, ofuscando facilmente Saturno", informou a National Geographic.

Conjunções planetárias ocorrem quando dois ou mais planetas aparecem mais próximos um do outro no céu, quando na verdade estão muito distantes. Além da conjunção, outro evento astronômico irá abrilhantar ainda mais o final de semana: a Lua também estará a uma distância próxima da Terra em mais de 900 anos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE