Animais

EUA aprovam a primeira vacina mundial para abelhas; entenda o motivo

A vacina será em uma forma de bactéria morta que serão misturadas aos alimentos consumidos pelo inseto

Correio Braziliense
postado em 05/01/2023 16:51
 (crédito: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
(crédito: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aprovou na quarta-feira (4/1) a primeira vacina mundial para abelhas contra uma doença que afeta os insetos e que pode acabar com colônias inteiras desses animais.

Segundo instituição BeeAware, a American Foulbrood (Loque Americana, em português) é uma doença bacteriana causada pela bactéria Paenibacillus larvae e pode enfraquecer severamente a colônia e em muitos casos causar a destruição delas.

Até então, o único método de tratamento conhecido contra à bactéria envolve a incineração de abelhas e colmeias e também dos equipamentos infectados.

Entretanto, a nova vacina — desenvolvida pela empresa norte-americana de biotecnologia Dalan Animal Health — foi criada justamente como um método para auxiliar os apicultores e visa proteger os animais de uma maneira distinta das vacinas comuns.

A vacina criada não é injetada individualmente nas abelhas e sim em formato de bactérias mortas que serão misturadas aos alimentos consumidos pelas operárias.

Os insetos então digerem a vacina que é depois transferida para as glândulas que produzem a geleia real, após isso a secreção rica em nutrientes alimenta as rainhas.

A rainha então ingere a geleia e os fragmentos da vacina são transferidos para seus ovários e ovos em desenvolvimento. Dessa forma, as larvas da espécie sairão dos ovos com imunidade contra a doença.

"Estamos prontos para mudar a forma como cuidamos dos insetos, impactando a produção de alimentos em escala global", garantiu Annette Kleiser, CEO da Dalan Animal Health, em comunicado

"Este é um passo empolgante para os apicultores, pois contamos com tratamento antibiótico que tem eficácia limitada e requer muito tempo e energia para aplicar em nossas colmeias", explica Trevor Tauzer, proprietário da Tauzer Apiaries e membro do conselho da California State Beekeepers Association.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE