CIÊNCIA

Suco de kiwi inibe câncer de pulmão em camundongos, mostra novo estudo

Anteriormente, os pesquisadores já haviam demonstrado a função inibitória do suco da 'Actinidia arguta', nome científico do kiwi, em processos que originam mutações

Pesquisadores japoneses identificaram que o suco de kiwi (Actinidia arguta), com o componente molecular isoquercetina, ajuda a prevenir o câncer de pulmão, que é uma das principais causas de morte no Japão e no mundo. A fruta, também chamada pelos japoneses de sarunashi, é tradicionalmente cultivada na província de Okayama, sendo rica em polifenóis e vitamina C. Para o estudo, os cientistas usaram um modelo de camundongo.

Anteriormente, os pesquisadores já haviam demonstrado a função inibitória do suco de kiwi em processos que originam mutações. Para investigar os efeitos anticancerígenos, a equipe induziu o crescimento de tumor em camundongos usando um composto presente em produtos de tabaco.

O resultado foi animador, segundo os pesquisadores da Universidade de Okayama, pois o número de nódulos tumorais foram significativamente menores no grupo que recebeu doses orais do suco de kiwi. A descoberta foi publicada no periódico Genes and Environment. O estudo pode ser acessado na íntegra neste link.

O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa de sobrevida relativa em cinco anos é de aproximadamente 18%. "A taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e cessação do tabagismo constatados nos diferentes sexos", informa o INCA.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais