Jornal Correio Braziliense

Cérebro saudável é mais quente

Apesar de 37ºC ser considerada a temperatura natural do corpo, estudos mostram que, em algumas regiões, essa referência pode não ser a ideal. É o caso do cérebro. Em um artigo divulgado, em junho, na revista Brain, pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular do Conselho de Pesquisa Médica (MRC), em Cambridge, Reino Unido, mostraram que cérebros humanos saudáveis são mais quentes do que se pensava, excedendo 40ºC.

A equipe produziu o primeiro mapa 4D da temperatura saudável do órgão humano submetendo 40 voluntários, com idade entre 20 a 40 anos, a exames de espectroscopia de ressonância magnética (MRS). Eles concluíram que as temperaturas variam de acordo com a região do cérebro, idade, sexo e hora do dia. As mais altas foram detectadas em mulheres, durante o dia.

Os dados, avalia o grupo, também poderão ajudar futuras abordagens médicas."Descobrimos que a temperatura do cérebro cai à noite, antes de dormir, e sobe durante o dia. Há boas razões para acreditar que essa variação diária está associada à saúde do cérebro a longo prazo, algo que esperamos investigar a seguir", indica, em nota, John O'Neill, líder do grupo no MRC Laboratory for Molecular Biology.