ATRONOMIA

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu nesta quarta; confira imagens

Chuva de Meteoros Geminídas terá seu pico nesta quarta-feira (14/12) e não necessita de equipamentos para a observação

Imagens do Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, mostram a Chuva de Meteoros Gemínidas, que terá seu pico nesta quarta-feira (14/12). Os registros foram feitos nesta segunda (12/12). 

Segundo o professor Carlos Jung, essa é uma das maiores chuvas do ano e poderá produzir de 30 a 40 meteoros por hora.

Saiba Mais

"Diferente de algumas chuvas, a Chuva de Meteoros Gemínidas é sempre muito esperada porque não são necessários equipamentos para a observação. Todos podem ver a olho nu", afirma o professor.

Jung explica que os fragmentos dessa chuva são originados do Cometa Phaethon. Os meteoros entram na atmosfera em torno de 100 km de altitude e a maioria é extinta entre 80 e 70 Km. "Mas alguns chegam há 60km de altitude", pontua.

Para ver a Chuva de Meteoros Gemínidas, o observador dele olhar na direção da Constelação de Gêmeos, onde os fragmentos devem entrar no planeta Terra. "Olhem ao norte para visualizar melhor os meteoros", sugere Jung.

Assista:

O observatório Espacial Heller & Jung disponibilizou uma câmera que está transmitindo o espaço 24 horas. A transmissão está sendo disponibilizada no Youtube. Acompanhe: 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Saiba Mais