SAÚDE

Ataque isquêmico transitório: especialista explica condição de Renato Aragão

O ator foi internado na quarta (7/12) e ficará em vigilância neurológica por até 48 horas. Especialista explica que o ataque isquêmico transitório pode ser definido como princípio de AVC

Na quarta-feira (7/12), o ator e humorista Renato Aragão foi internado após sofrer um ataque isquêmico transitório (AIT).  Ele ficará em vigilância neurológica por até 48 horas. Victor Hugo Espíndola, neurocirurgião e especialista em doenças vasculares do cérebro, explica que a condição pode ser definida como um princípio de acidente vascular cerebral (AVC). "Os sintomas são iguais aos do AVC, mas são revertidos espontaneamente", pontua.

O especialista destaca que essa alteração da função cerebral acontece quando uma artéria é obstruída, causando bloqueio temporário no fornecimento de sangue ao cérebro. "O próprio corpo consegue dissolver esse trombo e restabelecer a circulação sanguínea normal", diz. Espíndola explica, ainda, que os sintomas duram minutos ou até 24 horas em alguns casos, sendo revertidos de forma espontânea.

Saiba Mais

O risco ocorre a partir do momento em que o paciente é acometido pelo ataque isquêmico transitório e a causa não é descoberta ou não chega a ser avaliada por médicos. O neurocirurgião ressalta que as chances de evoluir para um AVC, nesses casos, são muito altas. "Todo paciente que tem AIT deve ser internado para podermos investigar e prevenir um provável AVC", comenta o especialista.

Os fatores de riscos para a ataque isquêmico transitório também são os mesmos do AVC. Tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes e sedentarismos são alguns dos elementos elencados pelo especialista em doenças vasculares do cérebro, Victor Hugo Espíndola. A prevenção dessas condições passa, portanto, pelo controle dos fatores de risco.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais