Universo

Astrônomos detectam sinal de buraco negro supermassivo do outro lado do Universo

Descobertas publicadas ontem na revista Nature Astronomy sugerem que se trata de um jato de matéria, saindo de um buraco negro supermassivo, próximo à velocidade da luz

Astrônomos determinaram a fonte de raios X incrivelmente brilhantes, que aparecem do outro lado do Universo. O sinal óptico e de rádio detectado, chamado AT 2022cmc, foi descoberto no início do ano pela Zwicky Transient Facility, na Califórnia. Descobertas publicadas ontem na revista Nature Astronomy sugerem que se trata de um jato de matéria, saindo de um buraco negro supermassivo, próximo à velocidade da luz.

A equipe, incluindo pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts e da Universidade de Birmingham, acredita que o jato é o produto de um buraco negro que, de repente, começou a devorar uma estrela próxima, liberando uma enorme quantidade de energia no processo. As descobertas podem lançar uma nova luz sobre como objetos do tipo supermassivos se alimentam e crescem.

Distância

Os astrônomos observaram outros "eventos de ruptura de maré", ou TDEs, nos quais uma estrela passageira é dilacerada pelas forças de maré de um buraco negro. No entanto, AT 2022cmc é mais brilhante do que qualquer TDE descoberto até o momento e também é o mais distante já detectado, a cerca de 8,5 bilhões de anos-luz da Terra. As medições foram feitas pelo Very Large Telescope do European Southern Observatory, no Chile

Como um evento tão distante pode aparecer tão brilhante em nosso céu? A equipe diz que o jato do buraco negro pode estar apontando diretamente para a Terra, fazendo com que o sinal pareça mais brilhante.

O efeito é chamado "aumento de Doppler" e é semelhante ao som amplificado de uma sirene passando. Segundo os astrônomos, à medida que telescópios mais poderosos forem lançados nos próximos anos, eles revelarão mais TDEs, que podem lançar luz sobre como os buracos negros supermassivos crescem e moldam as galáxias ao seu redor.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Saiba Mais