A Nasa anunciou que missão InSight, realizada por uma sonda espacial, pode estar perto do fim. Desde 15 de dezembro, os pesquisadores da agência espacial americana não recebem mais sinais e informações da espaçonave. Pelo Twitter, a Nasa compartilhou a imagem que pode ser a última captada pela sonda.
- Nasa lança sua sonda InSight para estudar os terremotos de Marte
- Sonda da Nasa capta som do vento em Marte; ouça
- Sonda da Nasa pousa em Marte e manda 1ª imagem
"Minha energia está muito baixa, então esta pode ser a última imagem que posso enviar. Mas não se preocupe comigo: meu tempo aqui foi produtivo e sereno. Se eu puder continuar falando com minha equipe de missão, continuarei — mas estarei encerrando aqui em breve", escreveu a agência espacial no perfil oficial da missão.
My power’s really low, so this may be the last image I can send. Don’t worry about me though: my time here has been both productive and serene. If I can keep talking to my mission team, I will – but I’ll be signing off here soon. Thanks for staying with me. pic.twitter.com/wkYKww15kQ
— NASA InSight (@NASAInSight) December 19, 2022
Em novembro de 2018, a sonda pousou com sucesso em Marte após quase sete meses de viagem. De acordo com a Nasa, o sismômetro (aparelho que analisa os movimentos do solo) da sonda detectou mais de 1.300 terremotos, sendo que o maior mediu uma magnitude de 5. A sonda forneceu informações sobre o interior de Marte e ampliou a compreensão acerca de corpos celestes rochosos.
"Finalmente, podemos ver Marte como um planeta com camadas, com diferentes espessuras, composições", disse Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia. "Em 18 de dezembro de 2022, o InSight da NASA não respondeu às comunicações da Terra. A potência do módulo de aterrissagem está diminuindo há meses, como esperado, e presume-se que o InSight pode ter chegado ao fim de suas operações. Não se sabe o que motivou a mudança em sua energia", acrescentou a agência espacial.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Blogs Redirect Randolfe Rodrigues propõe fim do Fundo Constitucional do DF e retira proposta para reavaliação - CB Poder |
- Cidades DF Moradores não querem Bolsonaro como vizinho e instalam outdoor: "Jair aqui não"
- Política Zema sobre Lula: 'Nem otimista nem pessimista. Gostaria de outro eleito'
- Política 'Lula precisa pensar num ministério das Favelas', diz fundador da Cufa
- Ensino superior Escolha de Santana para o MEC é recebida com otimismo por entidades
- Esportes Torcedor cai de viaduto ao tentar pular no ônibus dos jogadores argentinos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.