O biotecnólogo e comunicador científico alemão Hashem al-Ghaili apresentou o projeto da primeira instalação de úteros artificiais do mundo, que permitira que os pais escolhessem as características dos bebês em uma espécie de "menu".
O complexo EctoLife, capaz de gerar 30 mil bebês por ano, é baseado em mais de cinquenta anos de pesquisas científicas inovadoras.
Segundo Hashem al-Ghaili, as instalações permitiriam que casais inférteis concebessem um bebê e se tornassem os verdadeiros pais biológicos da criança. A iniciativa é também uma solução para mulheres que tiveram o útero removido devido a doenças.
Saiba Mais
Uma oferta chamada "Pacote de Elite" permitiria que o cliente manipulasse geneticamente o embrião antes de implantá-lo no útero artificial, via fertilização in vitro.
Tudo poderia ser escolhido, desde a cor dos olhos e cabelos até a força, altura e inteligência, e doenças genéticas hereditárias poderiam ser evitadas, segundo al-Ghaili.
Ainda de acordo com o biotecnólogo, o projeto também poderia ajudar os países que estão sofrendo um grave declínio populacional, incluindo Japão, Bulgária e Coreia do Sul.
"O EctoLife, a primeira instalação de útero artificial do mundo, é totalmente alimentado por energia renovável. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 300 mil mulheres morrem de complicações na gravidez. O útero artificial EctoLife foi projetado para aliviar o sofrimento humano e reduzir as chances de cesáreas. Com EctoLife, partos prematuros e cesáreas serão coisas do passado", disse o criador ao jornal Metro.
Para ele, a tecnologia já está disponível, apenas restrições éticas estão impedindo o conceito de se tornar realidade.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Brasil Mineradora pagará indenização de R$ 73 milhões por transbordamento de dique
- Diversão e Arte Morre o jornalista Voltaire Porto, aos 47 anos, em Porto Alegre
- Mundo Jogadora de pôquer usa seios falsos para distrair adversários
- Diversão e Arte Roberta Sá lança ‘Sambasá’, álbum em homenagem ao samba
- Política 20 chefes de Estado confirmam presença para posse de Lula
- Ciência e Saúde Você sabia que é possível diminuir o tamanho da testa?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.