DESCOBERTAS

Cientistas dos EUA anunciam avanço histórico em fusão nuclear

O diretor do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, Kim Budil, disse que é "um dos desafios científicos mais importantes já enfrentados pela humanidade"

Agência France-Presse
postado em 13/12/2022 13:23
 (crédito: Philip Saltonstall/Lawrence Livermore National Lab/AFP)
(crédito: Philip Saltonstall/Lawrence Livermore National Lab/AFP)

Washington, Estados Unidos- Pesquisadores americanos anunciaram nesta terça-feira (13) um avanço histórico na fusão nuclear, que poderia revolucionar a produção de energia na Terra.

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), ligado ao Departamento de Energia americano, informou no Twitter que o experimento em que estava trabalhando "produziu mais energia de fusão do que a energia laser usada" para causar a reação.

O Departamento de Energia descreveu a descoberta como um "grande avanço científico" que levará a "progressos na defesa nacional e ao futuro da energia limpa".

O diretor do LLNL, Kim Budil, disse que é "um dos desafios científicos mais importantes já enfrentados pela humanidade".

Os cientistas trabalham há décadas para desenvolver a fusão nuclear, considerada uma fonte de energia limpa, abundante e segura que pode permitir à humanidade quebrar sua dependência dos combustíveis fósseis, que provocam a crise climática global.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação