Washington, Estados Unidos- Pesquisadores americanos anunciaram nesta terça-feira (13) um avanço histórico na fusão nuclear, que poderia revolucionar a produção de energia na Terra.
O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), ligado ao Departamento de Energia americano, informou no Twitter que o experimento em que estava trabalhando "produziu mais energia de fusão do que a energia laser usada" para causar a reação.
O Departamento de Energia descreveu a descoberta como um "grande avanço científico" que levará a "progressos na defesa nacional e ao futuro da energia limpa".
O diretor do LLNL, Kim Budil, disse que é "um dos desafios científicos mais importantes já enfrentados pela humanidade".
Os cientistas trabalham há décadas para desenvolver a fusão nuclear, considerada uma fonte de energia limpa, abundante e segura que pode permitir à humanidade quebrar sua dependência dos combustíveis fósseis, que provocam a crise climática global.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Henrique, da dupla com Juliano, sensualiza durante show e causa delírio
- Brasil Quadrilha de MG que fazia tráfico internacional de drogas é alvo da PF
- Economia Inflação nos EUA sobe 0,1% em novembro e abre espaço para menor alta de juros
- Diversão e Arte Mirella Santos revela diagnóstico de transtorno após ‘Ilha Record’
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.