SAÚDE

Sono é um dos fatores fundamentais para saúde cardiovascular, diz estudo

Associação Americana do Coração listou oito fatores que inibem o risco de doenças cardíacas, derrames e outros problemas de saúde. Sono foi novidade na lista deste ano

Aline Gouveia
postado em 01/12/2022 13:02
 (crédito: Reprodução/Freepik/@senivpetro)
(crédito: Reprodução/Freepik/@senivpetro)

Uma boa saúde cardiovascular inibe o risco de doenças cardíacas e derrames. Além de fatores já conhecidos, como atividade física, controle de colesterol e pressão arterial, o sono é um dos aspectos essenciais para a saúde do coração. De acordo com a American Heart Association (AHA), uma boa noite de sono ajuda na cicatrização e reparação de células, tecidos e vasos sanguíneos.

Além disso, o sono também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, melhorias em funções cerebrais, humor e energia e diminuição do risco de doenças crônicas. "A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono todas as noites. Bebês e crianças precisam ainda mais", diz a AHA.

A Associação elenca, ainda, algumas dicas para a higiene do sono: carregar o celular o mais longe possível da cama, diminuir o brilho da tela do dispositivo ou utilizar aplicativo de filtro vermelho à noite e configurar alarmes para acordar.

Outros fatores para a saúde cardiovascular

Além do sono, a American Heart Association destaca que realizar atividades físicas semanalmente, parar de fumar, ter controle de peso, do colesterol, da pressão arterial e do açúcar no sangue são fundamentais para a saúde do coração.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação