Não é só vilão

Correio Braziliense
postado em 17/12/2022 06:00

"É comum as pessoas se referirem ao estresse apenas como um vilão. Sim, ele pode ser nocivo e um grande gatilho para doenças, assim como pode ser um incentivador dos nossos sucessos. Sem o estresse, não existe vida. É uma promoção desejada no trabalho que causa um estresse positivo, é uma demissão que causa um estresse negativo, por exemplo. Mas independentemente dessas situações marcantes, existe a rotina. É a fila no banco, é a lotação que não passa, a falta de cordialidade do vizinho, os problemas financeiros. Ele torna-se preocupante quando aparecem os sintomas. Sempre que houver um sintoma físico, é importante que a pessoa procure o seu médico, tal como uma dor de cabeça incomum e frequente que atrapalha as atividades cotidianas e que não está relacionada a outras doenças. Frequência, intensidade e duração desses sintomas são grandes indicadores de que o estresse está atingindo a saúde e bem-estar. O estresse não é uma doença, é uma adaptação requerida ao indivíduo, podendo ser benéfico ou maléfico."

Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE