No mês da prevenção da diabetes, novembro também é o momento de conscientização contra a retinopatia diabética, doença que, se não tratada de maneira precoce, pode levar à cegueira. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes, divulgados em 2021, no Brasil, nos últimos dez anos, houve um aumento de 26,61% dos casos de pessoas adultas com a doença — essa porcentagem é maior do que a feita no ano de 2019.
Saiba Mais
Retinopatia diabética: o que é?
A retinopatia diabética é causada pela diabetes. Essa lesão ocorre devido ao acúmulo de açúcar nos vasos sanguíneos, e por tratar de uma região mais sensível do que as demais, a visão do paciente vai sendo prejudicada gradualmente.
Buscando conscientizar a população sobre a importância da realização de exames e a fim de evitar o agravamento de doenças curáveis, será realizado, nesta terça-feira (8/11), um atendimento gratuito à população. A ideia é de conscientizar e aproximar as pessoas a um tema de interesse público: a manutenção da saúde ocular.
Quem passar pelo local (a unidade do HOB, na 607 sul) poderá fazer avaliação do fundo do olho, medição da pressão interna do olho, teste glicêmico, aferição da pressão arterial, além de receber orientações oftalmológicas com médico especialista.
De acordo com o especialista em retina do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Sérgio Kninggendorf, a importância e necessidade dos exames é clara: "Os exames oftalmológicos devem ser realizados anualmente em pessoas com ou sem diabetes. Em casos mais avançados, recomenda-se fazer exame a cada três meses", disse.
Além disso, a fim de evitar o aparecimento dessas doenças "silenciosas", Sérgio completou: "É essencial que o check-up oftalmológico seja realizado anualmente, já que isso possibilita o diagnóstico precoce de diversas patologias oculares, permitindo um tratamento adequado para os pacientes".
Local e horário
Das 9h às 15h desta terça-feira (8/11), na unidade do HOB, na 607 sul, o atendimento será gratuito ao público.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.