Uma bebê mexicana, que não teve identidade ou data de aniversário divulgada, nasceu com uma condição muito rara no mundo chamada de "true tail" ("cauda verdadeira", em livre tradução), na qual nasceu com uma espécie de "cauda", que tinha quase 6 cm de comprimento.
Segundo o relatório científico — publicado na revista científica Journal of Pediatric Surgery, em janeiro de 2022 — a menina é filha de pais de ascendência hispânica não consanguíneos e saudáveis, com mais de 25 anos e que já tinham um outro filho. O parto foi uma cesariana em uma zona rural no nordeste do México.
Os especialistas explicam que a "cauda" era macia, coberta de pele e pelos finos. Além disso, podia ser movida passivamente sem dor mas não apresentava movimento espontâneo.
Com dois meses de vida, a bebê foi reavaliada pelos médicos e havia apresentado ganho de peso e crescimento adequado pela idade. Entretanto, a "cauda" havia crescido cerca de 0,8 cm.
Assim, os médicos optaram por remover a "cauda" em um procedimento ambulatorial, sob anestesia local e sedação com dose única de midazolam 0,2mg/kg, sem efeitos adversos durante o procedimento. A bebê não teve complicações e recebeu alta pouco tempo depois.
No mundo, a condição é considerada extremamente rara. No relatório mais recente, realizado em 2020, apenas 195 casos de caudas humanas tinham sido identificados até 2017.
Fenômeno já teve caso reportado no Brasil
Em 2021, a mesma revista científica analisou um caso semelhante na cidade de Fortaleza.
O bebê nasceu prematuro de 35 semanas e a "cauda" tinha cerca de 12 cm de comprimento, no entanto, Na ponta da “cauda” ainda tinha uma esfera composta por tecido conjuntivo e gordura.
Assim como o caso no México, a retirada da "cauda" só foi feita após extensos estudos para garantir a segurança do bebê.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Ensino superior UnB decreta ponto facultativo no Dia do Evangélico
- Educação básica Escola de Contagem é invadida e pichada com frases e símbolos neonazistas
- Diversão e Arte Diretor de terror do Ursinho Pooh fará versão assustadora de Bambi
- Diversão e Arte Caio Castro anuncia pausa nas novelas: "Me dedicar às corridas"
- Diversão e Arte Tenoch Huerta, o Namor da Marvel, confirma presença na CCXP22 Brasil
- Cidades DF Mulher recebe mais de R$ 20 mil de indenização por assédio moral
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.