África
As geleiras em todos os sítios do Patrimônio Mundial na África provavelmente desaparecerão até 2050, incluindo as do Parque Nacional Kilimanjaro e do Monte Quênia.
Ásia
Glaciares nas áreas protegidas de Yunnan (China) registraram a maior perda de massa em relação a 2000 (57,2%) e também o derretimento mais rápido da lista. Os no oeste de Tien-Shan (Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão) encolheram 27% desde 2000.
Europa
Geleiras nos Pireneus Mont Perdu (França, Espanha) e nas Dolomitas (Itália) muito provavelmente desaparecerão até 2050.
América Latina
As formações no Parque Nacional Los Alerces (Argentina) tiveram a segunda maior perda de massa em relação a 2000 (45,6%). As do Parque Nacional Huascaran (Peru) encolheram 15% desde 2000.
América do Norte
Geleiras no Parque Nacional de Yellowstone e do Parque Nacional de Yosemite (Estados Unidos) muito provavelmente desaparecerão até 2050. As do Waterton Glacier International Peace Park (Canadá, Estados Unidos da América) perderam 26,5% de seu volume em 20 anos.
Oceania
Glaciares em Te Wahipounamu (Nova Zelândia) perderam quase 20% de seu volume desde 2000.
Fonte: World heritage glaciers: sentinels of climate change, Unesco
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.