O Jet Propulsion Laboratory (JPL), da Agência Espacial norte americana (Nasa), lançou um vídeo em que exibe o protótipo do módulo projetado para pousar na superfície de Marte. O protótipo, não convencional, tem um formato sanfonado. O projeto é pensado para absorver o choque de um pouso forçado.
No vídeo, o protótipo é lançado de uma torre de 27m. A ideia era saber se os equipamentos sobreviveriam ao aterrissar. O protótipo chegou ao chão a uma velocidade de 177 km/h e o experimento deu certo. "O único hardware que foi danificado foram alguns componentes de plástico com os quais não estávamos preocupados", disse Lou Giersch, gerente de projeto, em comunicado.
O design é chamado de Shield, abreviação para Simplified High Impact Energy Landing Device. A ideia com o novo formato é diminuir os custos de um pouso em Marte. A Nasa já pousou com sucesso nove vezes na superfície do planeta vermelho usando outras tecnologias, como paraquedas e airbags.
“Achamos que poderíamos ir para áreas mais traiçoeiras, onde não gostaríamos de tentar colocar um rover de bilhões de dólares com nossos atuais sistemas de pouso”, disse Lou Giersch.